domingo, 28 de fevereiro de 2010


A viagem de ida para Valencia foi bem tranquila, graças a um remédio que tomei pra dormir, aí só acordei quando chegamos lá, além disso, estava com tampões nos olhos e ouvidos! Chegamos em Valencia no começo da manhã da sexta, ainda estava escuro... Fomos até o hostel para deixar as malas e esperar amanhecer, enquanto isso, ficamos planejando o que íamos conhecer. No primeiro dia, andamos por todo o centro antigo e por alguns bairros perto do centro, vimos praças, mercados, prefeitura, estátuas, torres, jardins, igrejas, praça de touros. Tudo do centro me encantou, o que não é de se estranhar, afinal, normalmente a parte antiga da cidade é o que eu mais gosto. O mercado central é lindo, bem grande, organizado, cheio de flores e de coisas gostosas, como as cerejas frescas deliciosas que eu comprei, haha! Ainda no primeiro dia, fomos conhecer o Mar Mediterrâneo, o tempo estava extremamente agradável e o céu azul, tudo lindo. Vimos a Marina Real do Rei Juan Carlos I, passamos pelas ruas onde acontece o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Valencia e vimos os galpões do American's Cup. Almoçamos/jantamos em um kebap, voltamos pro hostel, tomamos banho e saímos pra beber uma sangria no centro, deliciosa, por sinal. A minha primeira dormida em um hostel foi até boa, estávamos em um quarto para 12 pessoas, isso não me incomodou, só achei ruim o banheiro, que sempre ficava todo molhado e tinha um cheiro ruim, dormi super bem com meus tampões de olhos e ouvidos. Acordamos às 9h no sábado, tomamos café da manhã, pegamos um ônibus e fomos até o Palácio da Música, bem bonito! Tem um parque/jardim que fica bem na frente dele e acompanha praticamente toda a cidade e é bem legal, se chama Jardines del Turia. Tinha muita gente por lá andando de bicicleta, patins, passeando com cachorro, etc... Depois andamos até a Ciudad de las Artes y las Ciencias, que é um complexo arquitetônico bem moderno, planejado por Santiago Calatrava e Félix Candela. Fomos almoçar em um shopping bem perto do complexo e depois conhecemos o oceanográfico. Vimos leão marinho, pinguim, belugas, tubarões, um bucado de peixes, flamingos, e até um show de golfinhos, super fofos... Eu adorei o oceanográfico, passamos quase quatro horas lá. Depois fomos para outro prédio do complexo, o hemisfèric, vimos um filme numa sala que faz uma projeção em 180º, bem interessante também. Depois voltamos pro hostel, resolvemos voltar na noite do sábado pra Logroño, então, às 5 horas da manhã do domingo chegamos em Logroño. A viagem foi ótima :D

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A tempo aqui está cada vez melhor, isso está me deixando tããão feliz!! Hoje à tarde fomos jogar futebol em um parque que fica ao lado da residência, foi muito engraçado. Hoje à noite vamos viajar para Valencia, voltamos na segunda pela manhã, então, até lá, vou ficar bem ausente. Boa viagem pra gente :D

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


O passeio que fizemos com a universidade foi médio legal. Estava muito frio e foi muito cansativo, e as guias não eram muito boas. Primeiro fomos em um mosteiro, que fica em um povoado perto de Logroño, tinha até um museu dentro dele, mas, para falar a verdade, foi bem chato. Depois fomos numa cidade chamada Santo Domingo de La Calzada, ela é bem pequena, só tem sete mil habitantes, mas lá tem um centro dedicado ao Caminho de Santiago, aí fomos em um museu bem interativo e descobrimos bastante coisa sobre o caminho. Chegamos em casa umas nove da noite, ficamos lá embaixo conversando/comendo/bebendo e eu e Tayná fizemos as unhas :D Na foto, eu e Jennie no mosteiro.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010


Hoje, infelizmente, foi o último dia das aulas de culinária espanhola. Paco, o professor, ganhou um avental do Brasil e brigadeiro, ele adorou e até fez um mini discurso bem emocionante. Vou sentir saudades :( Depois da aula, eu e Tayná fomos no shopping, porque as promoções acabam essa semana, mas a gente nem encontrou coisas legais. Quando cheguei em casa estava morta, tinha andado a cidade inteira já, e ainda tive que estender roupa, foi duro!
Depois eu e Chico vimos Friends e pronto. Amanhã vamos ter outro passeio com a universidade, vamos conhecer uns mosteiros da região.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Não sei o que aconteceu, mas o despertador não tocou, aí acordamos às 9h14 e nossa aula começou às 9h :( A aula foi legal, hoje teve um debate sobre a pena de morte, pena que nem todos gostaram. Hoje o dia estava mais quentinho, 12º, foi um alívio para o frio que vinha fazendo... Malhamos, jantamos, assistimos Friends. Agora à noite uma chinesa veio aqui no quarto para fazer o favor de cortar minha franja, Tayná e Renata também vieram aqui. Adorei as visitas e as conversas! Amanhã temos uma prova de revisão de tudo o que vimos até agora e eu, claro, já estou ansiosa.

sábado, 20 de fevereiro de 2010


Ontem não fizemos nada de interessante, aliás, fizemos sim, dormimos bastante pela tarde! Mas fora isso, nada. Hoje acordamos cedo, como na maioria dos nossos sábados aqui, reunimos Kevin, Tayná e Bárbara, alugamos o carro e fomos para o País Basco, conhecemos duas cidades, Vitoria e Bilbao. Na ida fomos por um caminho cheio de povoados e montanhas, tinha também neve, foi bem diferente e legal. Não esperávamos muito de Vitoria, mas ela realmente nos surpreendeu, cidade bem medieval e cheia de gente bonita. Estava tendo uma festa no centro, tipo um churrasco de cordeiro para muita gente, pena que estava muito frio e a fila pro churrasco estava grande! Acho que o mais legal da cidade foi conhecer a Catedral de Santa Maria, ela está em restauração e aberto para visitas, fomos na visita guiada, durou uma hora, foi muito interessante, mas sei lá, não tem muita graça eu ficar contando todos os detalhes da visita aqui, só visitando! Ficamos em Vitoria até uma da tarde e fomos para Bilbao. Cidade grande, movimentada, graças a Deus a temperatura estava muito agradável, por volta dos quinze graus. Almoçamos e fomos pro famoso Museu Guggenheim, é bem legal a arquitetura dele, realmente impressionante, e tem uma escultura de cachorro bem grande, toda enfeitada com flores naturais, do lado de fora, muito fofinho! Entretanto, a coleção do museu foi, basicamente, uma decepção para os cinco e para Arden e Tommy (encontramos os dois lá, eles também fazem o curso de espanhol). Saímos do museu e fomos andando pela beira rio até o centro antigo, vimos várias construções bonitas e velhas, vimos algumas igrejas, vimos o mercado da cidade em reforma… O ruim foi que já estava escuro quando estávamos passeando no centro de Bilbao, aí as coisas não tinham muita graça e já estava todo mundo muito cansado. Pegamos um bonde e voltamos para onde o carro estava estacionado. A volta foi tranquila e, por incrível que pareça, ninguém dormiu. As duas fotos de cima são em Vitoria, as duas de baixo em Bilbao.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


A aula de enologia de hoje foi especial, foi dia de cata de vinho, isto é, dia de provar vinhos e analisá-los. A aula aconteceu numa sala feita para cata, aí era toda diferente, casa pessoa tinha luz, pia e a sala era toda branca, para facilitar a análise de coloração do vinho. Meu único problema é que já estou enjoada de vinho! Pela noite fomos para um bar que tem karaokê ao vivo, tipo, tem uma banda tocando, a pessoa pede uma música, eles tocam e a pessoa canta. Foi bem divertido, rimos bastante. Praticamente todos cantaram e Chico até guitarra tocou... O único problema dos bares aqui é o cheiro de cigarro que fica, porque não tem lei anti-fumo, aí quando cheguei em casa meu olho estava ardendo bastante!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


A maioria dos dias aqui são bem corridos, sempre temos algo para fazer: estudar, supermercado, aula, lavar louça, cozinhar, lavar roupa, estender roupa, guardar roupa, arrumar quarto, forrar cama, limpar a casa, etc... Hoje eu estou especialmente cansada! Aula, sono, supermercado, academia, aperriar vizinhos :D Mas tudo bem, agora à noite vamos para casa de Tayná e Kevin ficar lá conversando e rindo de besteiras, como sempre.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

A nossa turma de espanhol mudou de prédio, não sei o motivo, só sei que agora estamos em um prédio mais moderno e nossa sala é bem quentinha, é bem melhor do que a outra. Fomos malhar e depois fomos para a aula de gastronomia. A aula de hoje foi a melhor de todas, fizemos sangria (foto), bacalhau, pudim, tortilha de batatas e conversamos bastante com Paco, o professor. Escutamos a história da carreira gastronômica dele, e é impressionante como as histórias são diferentes. Ele trabalhava em um banco, nunca fez nenhum curso de culinária, agora ganha concursos pelo mundo e dá aulas por hobby, pois é aposentado do banco, e é extremamente feliz graças ao que faz hoje.

domingo, 14 de fevereiro de 2010


Além de dormi muito hoje, li bastante (Eat, Pray, Love) e fiz tarefas do curso de espanhol. Esse domingo foi beeeem mais legal do que o passado. Ah, resolvemos não viajar esse fim de semana porque o tempo está muito ruim, muito frio mesmo. Foi bom, também, descansar um pouco. Foto na festa de ontem.

sábado, 13 de fevereiro de 2010


Hoje foi o carnaval oficial da cidade. Mas só teve um desfile e à noite as pessoas saíram fantasiadas pelas ruas, nem pareceu que foi carnaval. Fizemos uma festinha (pra variar, haha) aqui na residência, comemoramos o ano novo da China e o Carnaval. Mas eu não estava muito animada, minhas costas estavam doendo, estava parecendo uma velha na festa, todo mundo me perguntando o que estava acontecendo comigo, sei lá, não estava animada. Ah, antes de tudo isso, eu e Chico fomos no shopping, comprei umas blusas muito baratas, dois euros, três euros, na Zara, haha, são lindas! Depois da festinha, o pessoal foi para bares e boates, eu e Chico ficamos em casa, vimos Friends, foi divertido também!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Hoje à noite saímos fantasiados pelos bares, e depois fomos pra uma boate/bar. Foi muito divertido, conhecemos mais brasileiros, rimos bastante e tal. Ah, estou com preguiça de escrever e contar os detalhes. Mas tenho que contar algo: na boate qualquer bebida era CINCO EUROS, absurdo, claro que eu não bebi nada lá dentro, hehe.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


O ponto forte do dia foi a neve, nevou praticamente o dia inteiro... Fora isso, aulas normais, almoço, Friends, à noite teve festa aqui na Residencia (ainda está tendo, mas eu desisto do cheiro de cigarro, os espanhóis fumam em ambientes fechado, o cheiro é terrível). Hoje muitos espanhóis já estão saindo fantasiados por causa do carnaval, não sei como eles aguentam usar fantasias com pouca roupa e sair nesse frio.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Aula, academia, almoço, Friends, siesta, tarefa de casa... À noite fomos para a pista de patinação no gelo de Logroño, foi bem divertido :D

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Hoje esfriou bastante por aqui, e amanheceu tudo bem nublado, o que deu bastante preguiça para sair da cama. Mas a aula compensou o esforço, foi bem legal! Malhamos, almoçamos, cochilamos. Depois eu, Tayná e Kevin (depois e desencontros entre 4 quarteirões) fomos na estação de ônibus comprar as passagens para Valencia, mas a empresa não aceitava cartão de crédito, e ninguém estava com dinheiro em espécie, voltamos para casa sem passagens. Como ainda tem um tempinho até que chegue o final de semana dessa viagem, vamos lá outro dia, talvez amanhã... :)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Nunca fiquei tão feliz por ser segunda-feira quanto hoje, adeus tédio!! Fomos para a aula de espanhol, academia, aula de gastronomia, que foi mesclada com a de enologia. Fizemos uma paella, mas eu nem gostei muito, esperava mais, talvez deva comer alguma de frutos do mar e em Valencia, por falar em Valencia, acho que amanhã, finalmente, vamos comprar nossas passagens para passar um final de semana lá, estou animada. Ah, foi muito feliz hoje, também, porque nossos vizinhos voltaram de Roma, nos mostraram todas as fotos (fiquei com mais vontade ainda de ir lá) e eu fiquei lá conversando e tal, quero levá-los para Recife. :)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Domingo completamente tedioso! Vontade de deitar na cama da minha mãe, com ela, até ela me livrar do tédio...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Hoje foi um longo, e ótimo,dia! Acordamos às 8h, reunimos o japa que quer aprender português, Taku, o americano típico, Arden, e Kath, a brasileira que já foi na China duas vezes, e fomos alugar um carro. Escolhemos o mais barato e econômico, um Polo, e pegamos estrada para San Sebastián, na costa do País Basco. Estrada ótima e muitos vinhedos pelo caminho. Umas duas horas depois chegamos em San Sebastián, cidade linda, à beira-mar, bem movimentada, muitas lojas, muitos lugares belos para conhecer, lindos prédios, lindos estilos arquitetônicos, lindos jardins. Eu fiquei encarregada de montar o roteiro turístico, fiquei com a tarefa mais legal de todas, fiquei até com vontade de fazer graduação em turismo (calma, pai, foi só uma vontade passageira). Andamos pelo cento antigo, depois subimos um monte (foi uma aventura danada, programa de turista mesmo!), e conhecemos um palácio de veraneo que era da família real. O País Basco tem uma língua própria e quer independência da Espanha e França, daí existem movimentos separatistas e tal, grupos que colam adesivos, distribuem panfletos falando sobre isso. Em um lugar turístico que a gente foi tinha uma placa falandos sobre uma reforma daquele lugar, e tinha escrito que foi realizado pelo Governo Espanhol, essas coisas... Aí tinha um adesivo falando algo do tipo: "Turista, lembre-se, você não está na Espanha!", Taku, para brincar, abriu a bandeira da Espanha (não sei porque tava com ele naquele momento) e tirou uma foto com a placa e o adesivo, mas aí chegou um casal de bascos e começou a chamar Taku, Chico e Ardem de espanhóis de merdas, e ficaram lá chingando, e eles tentando dizer que não eram espanhóis e etc. Tudo bem os bascos quererem independência, mas nada a ver atitudes agressivas como essas, é uma confusão isso aqui na Espanha. Terminamos de conhecer tudo que havíamos planejado era umas 17h, daí ficou a dúvida: ir ou não ir a França? Porque San Sebastián fica MUITO perto da divisa, mas a gente não tinha programado nada, não sabíamos o que fazer quando chegássemos lá, só sabíamos o nome da cidade para irmos, conversamos e decidimos não ir. Na volta, a gente foi por um lugar diferente, porque nos perdemos, hehe, mas tudo bem, nos achamos depois e chegamos em Logroño muito bem, obrigada, foi até legal errar o caminho porque voltamos por uns povoados produtores de vinho, vimos algumas bodegas bem ricas. O dia foi, realmente, ótimo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


A saída ontem foi bem legal, mas foi difícil acordar hoje, principalmente porque estava chovendo, aí dá mais preguiça ainda de sair de casa. Hoje Natália foi embora, tão ruim, espero que nos encontremos em breve no Brasil. Esses dias eu tenho sentindo mais falta de tudo e de todos, mas, principalmente, dos meus pais e de vovó Alzira... Sei lá, às vezes acho que não sei o que será de mim quando meus pais morrerem e/ou quando eu me mudar de Recife, me sinto tão despreparada emocionalmente para isso, e realmente não sei como me preparar. Ah, hoje foi dia de fazer faxina, muito ruim fazer faxina gripada, só fazia espirrar! Foto de ontem: Natália, Deborah, Eu, Hiroko e Mari.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


Estou gripada desde segunda, ainda bem que trouxe alguns remédios. Esses últimos dois dias esfriou bastante, todas as manhãs a grama está congelada, tudo cinza, é bonito, é diferente. Hoje é o último dia de Natália aqui conosco, passei uma parte da tarde com ela, vendo-a arrumar as malas e ficamos conversando. Hoje à noite vamos para o centro. Foto dos orientais e dos acidentais puxando os olhinhos!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010


O fato é que quando você erra, e está fora de casa, você aprende bem mais!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hoje foi um ótimo dia, a aula passou super rápido... Almoçamos pizza, pois a telepizza estava com uma mega promoção, e tinha até fila pra comprar e tal. Pela tarde fomos pra um hotel ter aula de culinária, fizemos três pratos, o professor é um doce, muito bem humorado e tal. A aula foi das quatro até às oito, mas passou rápido demais, sempre estávamos fazendo algo e, no fim, comemos tudo! Passamos o resto da noite bolando possíveis rotas para a nossa viagem (para quando o curso terminar) e fazendo levantamento de preços, não gostei nada de ficar fazendo isso! Ah, acho que vamos passar algum fim de semana no Marrocos, está por 20 euros ida e volta, saindo de Madrid!