sábado, 30 de janeiro de 2010
Antes a festa de ontem, fui pra casa das japonesas e fizemos Temakis juntas, tudo tão tradicional, falei como eram os sushis do Brasil, elas ficaram abismadas! A festa foi bem legal, conversei bastante com as chinesas, e fiquei impressionada como elas aparentar ser bem mais jovens do que são de fato, as chinesas são muito fofas, muuuuito mesmo! Hoje acordamos às cinco e meia, pois o ônibus saia às sete, madrugamos total, afinal, o dia só clareou lá para as nove. Quinze extrangeiros, brasileiros, japoneses e australiana, indo para Zaragoza, todos dormindo. Chegamos lá, na estação Zaragoza Delícias, e fomos conhecer o Palácio de Aljafería. Por fora ele parece ser bem comum, mas por dentro é algo espetacular, totalmente árabe, lindo, parecia que estávamos em algum país islâmico, visitamos com uma guia, o que foi ótimo, pois pudemos conhecer uma sala onde as cortes de Aragón fazem reuniões, me senti numa espécie de mini-ONU. Depois fomos andando até o centro histórico, conhecemos o Mercado Central, vimos muralhas romanas, Zaragoza viveu, uma época, no domínio de César Augusto, daí têm várias coisas romanas por lá, vimos até resquícios de um teatro romano, muito legal. Em Zaragoza fica uma das maiores basílicas do mundo, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, absurdamente grande, rica e linda, é ela que está na foto. Almoçamos kebab, fomos na loja da Disney, cada bichinho de pelúcia liiiindo! Depois conhecemos mais algumas igrejas e começou a chover, sorte que já estava na hora de irmos para rodoviária. Voltamos para Logronõ e pronto, viagem super tranquila, ótima estrada, ótimo ônibus, ótimos companheiros de viagem. Fotos de Zaragoza em: http://picasaweb.google.com.br/larinh4/Zaragoza#
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Até que enfim é sexta-feira, já estava cansada da semana! Hoje à tarde fui no shopping com Tayná, compramos algumas coisas que estavam em promoção. Hoje à noite vai ter festa aqui na residência com todos os estudantes de espanhol, cada um tem que levar um prato típico do seu país, quero ver o que os chineses vão levar! Eu e Chico vamos levar batata frita, porque não tem nada regional que podemos fazer aqui, e outras brasileiras já vão fazer brigadeiro. Amanhã vamos passar o dia em Zaragoza, espero que seja ótimo! :D
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Hoje foi um dia bem longo! Aula pela manhã, foi bem normal, mas depois da aula houve a entregade becas, daí acabamos comendo besteira pra não ficarmos com fome... Depois fui no shopping com Tayná e Kevin, compri alguma coisas na H&M, essa loja é uma de departamento e tem muita coisa com preço bom, é uma doidera! Ás 16h tivemos aula de enologia, eu estava com muito sono e a aula é cansativa e longa, mas aguentei! Cheguei em casa umas sete horas e estava até agora com Tayná e Natalia fazendo as unhas e conversando, foi muito engraçado e legal. Pena que Natalia vai ficar menos tempo, já vai embora semana que vem... Na foto, um momento muito feliz!
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Ontem passamos o dia todo em casa, a parte mais legal foi que compramos passagem para ir a Toulouse (França) em março com os nossos queridos vizinhos! Hoje tivemos que sair de casa mais cedo, por causa da minha lentidão para caminhar, graças ao esqui, mas meu tornozelo está bem melhor! Passei o dia em casa, dormi, estudei, estendi roupa e só. Agora à noite o pessoal da residência vai se encontrar lá embaixo para jogar poker, acho que vou descer só pra ficar conversando!
sábado, 23 de janeiro de 2010
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Acordamos cedinho, fomos ao ponto de encontro do ônibus e depois de uma hora, em média, em uma estrada-tapete, chegamos à estação de esqui Valdescaray. Todo mundo naquela animação, e eu toda besta olhando pra tudo, para os equipamentos de esqui e de snowboard, para as roupas impermeáveis de todos e para os meios de elevação. A paisagem do alto da montanha é muito linda, e quando você está no meio de elevação, você fica numa paz tão grande: friozinho, neve, montanha, vista linda, nascentes... Quando você chega em alguma pista: barulheira! Alugamos os equipamentos, e eu fui ter aulas de iniciação, foi um SACO, a aula estava muito monótona e eu queria velocidade! Depois do almoço resolvi ficar com Chico, que já esteve algumas vezes em estações de esqui. Aí a gente foi descer numa pista, óbvio que eu levei umas quatro quedas, mas tudo bem, levantada para cair de novo. O problema foi que na terceira vez que estávamos descendo eu caí feio, não tenho a mínima ideia de como aconteceu, sei que eu comi neve e fiquei deitada no chão chorando, tinha machucado minha perna esquerda. Senti que não tinha sido nada ósseo, aí Chico me ajudou e eu desci levando mais quedas... Agora estou aqui, com o ligamento da perna esquerda machucado, está doendo que só, e minha mãe nem está perto pra cuidar de mim! O ruim é que queríamos ir para Zaragoza amanhã, mas acho que vou ter que ficar de repouso. Bem, valeu muito a pena ter ido esquiar, ter levado várias quedas, ter rido das quedas dos outros, ter conhecido como funciona tudo, mas, sinceramente, não me encantei pelo esqui...
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Churros? Feito os do Brasil, só um pouco mais finos, mas nada de especial! Hoje a aula foi legal, passamos bastante tempo discutindo sobre o estereótipo que alguns países possuem e sobre o turismo deles. No começo da tarde, fizemos faxina no alojamento, lavamos banheiro, tiramos poeira, limpamos vidro, botamos roupa pra lavar, ajeitamos a cozinha! No final da tarde fomos para a primeira aula do Curso Complementar de Introdução a Cultura e Elaboração do Vinho, foi bem legal, muito conteúdo, muita coisa para aprender, muitos detalhes, a professora sabe muito, bem legal, na quarta-feira da próxima semana iremos conhecer uma bodega e tudo! Ah, Celine, a francesa da turma, e o seu namorado espanhol nos emprestaram roupas impermeáveis para esquiar, ou seja, amanhã vamos com a Universidad para e Estação de Esqui de Valdezcaray, como nunca tive nenhuma experiência com esportes de inverno, estou ansiosa para saber se vai ser legal ou não, afinal, será o dia inteiro lá. Essa história de tudo em espanhol só está sendo ruim pois estou me esquecendo (temporariamente, espero) do francês, não estou conseguindo falar em francês com Celine, só consigo pensar em espanhol, espero que isso passe... Na foto uma nevezinha para ir ficando mais empolgada com amanhã!
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
A internet aqui ainda está com problemas! Hoje a aula foi legal, terminamos com uma dança típica das cidades pequenas aqui da Espanha. Pela tarde fiz tarefa de casa, fomos malhar. E agora a noite iremos comer uma churros com chocolate, disseram que é muito bom o daqui porque o churros não é recheado, vem com um pote de chocolate realmente derretido, vamos, prova, sim?! Na foto foi na festa de aniversário de Natalia.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
Hoje foi um dos melhores dias aqui em Logroño. Tudo bem que foi difícil pra acordar, é péssimo acordar no escuro, apesar de acordarmos às oito horas, temos a impressão de que estamos madrugando! Tivemos aula, foi bem legal hoje... Fomos no supermercado em conjunto: eu, Chico, Tayná, Kevin e aniversariante do dia, Natalia! Depois de fazer compras fomos malhar, depois fiz uns xexercícios que a professora passou e li jornal. Estou muito impressionada com as consequências do terromoto no Haití, em um país que já não tinha recursos quase nenhum acontece uma desgraça dessas, muito triste mesmo. Às oito horas da tarde (aqui dizem buenas tardes até às dez da noite!) descemos pro espaço de convivência que tem aqui na Residencia para comemorar o aniversário de Nat, foi ótimo, muitas nacionalidades, muita cultura, muita conversa, como os brasileiros eram maioria, dançamos samba, funk, pagode, axé e para terminar a noite: quadrilha! Terminamos o são joão no meio da rua, todos suados, apesar do inverno, e vários outros residentes indo na janela de seus alojamentos curiosos como barulho nessa cidade tão tranquila. Ah, foi ótimo, ver japoneses descendo na boquinha da garrafa e uma austaliana boquiaberta com a cena foi realmente inesquecível. Ontem não postei porque não fizemos nada mesmo. A internet daqui está ruim, estão tentando resolver, mas não sei o que está acontecendo.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Hoje almoçamos/jantamos umas vinte pessoas juntas (não estão todas na foto). Renata, uma mineira, fez um estrogonofe, ô trem bão, sô! Conversamos bastante durante o almoço, percebi que para algumas pessoas as diferenças culturais acabam se transformando em falta de educação, é triste isso. Nacionalidades diferentes, culturas diferentes, hábitos diferentes, alimentação diferente, pessoas diferentes, diferentes... Hoje à noite vamos pro centro, de bar em bar, de tapas em tapas! :D
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Foi muuuuito difícil acordar hoje! Eu realmente não sei o que acontece aqui, mas tenho muito mais vontade/necessidade de dormir do que em Recife, é muito estranho. Fomos dormi era 1h, acordamos às 8h, sete horas de sono tá bom demais, mas estava morrendo de sono na sala de aula, cheguei em casa, almocei e dormi até às cinco da tarde, e já estou com sono agora. Hoje começamos a malhar na academia da Universidad, foi legal, mas só tem homem lá! Ou é mulher demais ou é homem demais, que tal um equilíbrio? Hoje à noite vamos ficar em casa mesmo, dormiremos muito! Ah, Chico e eu cortamos meu cabelo, agora sou uma pessoa com franja, foi uma emoção (ou um desastre) cortar o cabelo com uma tesoura cega de cozinha! Foto da nossa turma, da esquerda para a direita, de cima pra baixo: Eu, Chico, Jennie (estadounidense), Hiroko (japonesa), Patrícia, Adriana, Natália (brasileiras), Rebeca (professora, espanhola), Celine (francesa), Deborah (australiana), Katherine e Tayná (brasileiras).
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Tivemos aula, fomos no shopping, compramos um aquecedor pequenino, o aquecedor do quarto não está dando conta. Fomos no ginásio e descobrimos que a excursão de amanhã foi cancelada por falta de inscritos, acho que iremos na próxima sexta, nos inscrevemos para malhar na academia de lá e conhecemos um brasileiro que trabalha no ginásio, muito gente boa, nos chamou pra sair e tudo. Almoçamos, cochilamos e fomos pro centro com algumas brasileiras. É comum aqui as pessoas saírem de bar em bar bebendo algo e comendo uma besteirinha, fizemos isto em dois bares! Fomos pro teatro assistir a um concerto de flamenco, foi bem triste, pero bonito! Depois pegamos o último ônibus e estamos em casa. Estou escrevendo pouco porque estou com sono e fome... Na foto, a gente em algum bar!
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Antes de tudo, duas coisas que eu esqueci de contar ontem: também tem uma australiana na nossa turma e saímos em um jornal da região, na capa, a matéria foi sobre a inauguração do curso de espanhol para estrangeiro, eu e Chico fomos entrevistados e tudo, mas a entrevista não saiu, enfim, temos fotos no jornal! Fomos pra aula, uhul! Hoje descobri que temos duas professoras, uma para as segundas, quartas e sextas e outra paras as terças e quintas, não gostei muito da ideia, preferia uma só. Hoje temos até tarefa de casa para fazer! Almoçamos e resolvemos dar um cochilo que durou até as 17h. Acordamos e Chico foi resolver algumas coisas na rua e eu fiquei fazendo faxina no apartamento e escutando música. Teoricamente temos que malhar agora à noite, mas estou morrendo de preguiça, mas acho que vou acabar indo pra não ficar com peso na consciência, porque Chico vai com certeza, ok, não vou, acho que mereço ficar em casa lendo Eat, Pray, Love! A foto vai especialmente para Vinicius Jucá, é o prédio da nossa residência, Residencia La Ribera.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Sim, personas, hoje foi um GRANDE dia! Acordamos cedo e fomos à Universidad de la Rioja. Teve aquela abertura oficial, provinha escrita e provinha oral pra nivelar todos os estudantes, muita gente de olhinho puxado e muitos brasileiros. Gente de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba... Até um menino de Ipatinga tinha lá (Ipatinga é uma cidade de Minas Gerais que, por acaso, já estive lá, muita coincidência), fui falar com ele, não me aguentei. Depois teve um café e fomos embora. Demos uma passada no supermercado, brincamos com um cachorro grandão, fofão, velhão. No fim da tarde fomos pro centro de Logroño encontrar com o pessoal do curso de espanhol e uma guia turística, fizemos um breve (para eu e Chico que não aguentamos tudo por causa do frio) passeio pela parte antiga da cidade. Foi muito bom porque a guia explicou tudo, a história da cidade, ela era cercada por muralhas por causa das guerras, depois derrubaram o muro para a cidade poder crescer, ela cresceu do norte pro leste, banhada pelo Rio Ebro. Hoje descobrimos que o Caminho de Santiago passa por aqui, fizemos até um trechinho dele, bem pequeno mesmo. Agora estamos em casa, Chico está fazendo nosso jantar. Iremos comer, assistir Friends e dormir!
sábado, 9 de janeiro de 2010
Hoje criamos coragem e fomos conhecer um pouco da cidade. A média térmica tava uns -3ºC, ainda não voltei a sentir meus dedos dos pés. Engraçado é quando seu nariz começa a escorrer e você não sente nada, aí: -Eita, pingou! A noite passada nevou bastante, quando acordamos hoje e abrimos as cortinas, vimos crianças brincando na neve. Fotos do nosso passeio: http://picasaweb.google.com.br/larinh4/Logrono#
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Às vezes, digo, na maioria das vezes, me parece tudo um sonho. E, quando sonho que estou em Recife, sinto que é a realidade. Ainda é tudo muito novo, a ideia de morar na Europa por alguns poucos meses me parece, muitas vezes, irreal. Como ainda não temos amigos por aqui, passamos a maior parte do tempo só eu e Chico, é tudo muito familiar, a língua, as brincadeiras, o sorriso. Mas, quem sabe, a partir de segunda-feira, quando as aulas irão começar, a ficha comece a cair... Espero que ela realmente caia, afinal, não quero me dar conta que estive na Europa só quando ver as belas fotos no Brasil, sabe!? Nevou durante uma boa parte do dia hoje, a grama ficou branquinha e tudo. Hoje tentamos malhar, houve algumas decepções. Primeiramente, estávamos esperando uma sala de ginástica legalzinha, com muita gente malhando, aquele calor humano e aquela música rápida de academia. Nada disso, a sala de ginástica é metade do nosso 'kitnet', só tem uma esteira, uma bicicleta e uma máquina de malhar. Não tinha ninguém por lá! Mas ok, vamos lá... Puf, a bicicleta está meio mazelada e máquina de malhar não dá para fazer quase nada. Mesmo assim, fizemos alguns exercícios. Esperamos poder usar a academia da Universidade, ao invés da do alojamento, só iremos descobrir se será possível na segunda. Conclusão: segunda é um grande dia!!! Passaremos a noite assistindo Friends e, novamente, rindo bastante! Na foto, um verdadeiro heroi, hehe...
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
domingo, 3 de janeiro de 2010
sábado, 2 de janeiro de 2010
Juro que tentamos acordar às 8h, mas estava tudo escuro, fizemos um pacto mental e acordamos pra valer às 9h. Pegamos o metro e fomos pra Plaza Mayor, um dos pontos turísticos mais fomosos daqui. Tinha muita criança por lá hoje, fiquei doida, as crianças européias são lindas: olhinhos claros, pele beeeeeem clarinha, ropinhas de frio (fofura). Tiramos algumas fotos, fomos na fnac, compramos algumas coisas, almoçamos num restaurante chinês e bebemos sangria, pense numa mistura cultural: em madri, brasileiros tomando sangria e comendo comida chinesa num restaurante chinês, dá-lhe globalização! Depois fomos no museu Thyssen-Bornemisza, muito lindo lá, fiquei tão emocionada, vi quadros de Picasso, Goya, El Greco, Matisse, Van Gogh, Monet, Degas, Delacroix... Ah, quando estávamos indo pro museu, ficamos assistindo quedas históricas de crianças e adultos numa pista de patinação no gelo, me apaixonei por uma menina em especial, narizinho vermelho por causa do frio, casaco rosa e a felicidade estampada num sorriso lindo e nos olhinhos pequenos. Ela caía sorrindo, levantava sorrindo, tentava patinar sorrindo, caía sorrindo...
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Madrid.
Bem, contar como foi o dia de hoje se resume a contar como foi a noite. Afinal, passamos o dia dormindo, comendo, nerdando, assistindo TV. Pela noite fomos para o centro de Madri, vimos algumas coisas de turistas. Mas o ponto crucial foi a temperatura: DOIS GRAUS!!! Meus queridos, é muito frio. Eu não tava sentindo mais se meu piercing do nariz tinha caído ou não, não tava sentindo meus dedos dos pés, muito ruim! É tradição aqui comer uva na virada e usar adereços carnavalescos (perucas coloridas, óculos que piscam, etc.). A virada foi linda, fogos, música, uma super projeção num palácio enorme, foi emocionante demais, quero passar muitos réveillons pela Europa! :D O metro ia fechar às 01:30h, então, resolvemos voltar pra casa e ficar bebendo e jogando quadrado num lugar com calefação mesmo. A virada do ano foi linda, desejo a todos um feliz año! Ah, uma coisa chata foi que na volta tinha um boy fumando DENTRO do metro, tava um cheiro horrível, e é proibido, aí um cara reclamou com ele e o fumante nem aí, a falta de respeito foi triste. Pelo menos descemos na segunda estação. :) Beijos!